Volkswagen 1600 "Zé do Caixão", 1968

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Hot Rod / Restomod

Volkswagen 1600 "Zé do Caixão", 1968

Tudo começou com o desejo do cliente de ter o primeiro e único Volkswagen 1600 quatro portas, ano 1969, com motor V12 do mundo.

Para que o sonho fosse realizado foi necessário a compra de uma BMW 750i ano 1996 em perfeito estado para a doação dos componentes mecânicos para o VW.

Como é sabido o Volkswagen 1600 originalmente utiliza toda a mecânica e chassi compartilhada com o Volkswagen Fusca, por isso para que fosse possível adaptar o conjunto mecânico da BMW foi necessário criar um chassi novo, já que o motor V12 de 5.4 litros e 4 válvulas por cilindro e com taxa de compressão de 10:1 rende 326cv de potência a 5000rpm e 50kgfm de torque a 3900rpm, além é claro de todo o peso extra que o novo conjunto agrega, que não seriam suportados pelo chassi tipo espinha dorsal original do Fusca.

Foi então criado um chassi tubular projetado especialmente para o projeto, utilizamos suspensão dianteira importada, modelo IFS, que conta com bandejas tubulares em formato "A" sobrepostas, e trabalha em conjunto com molas helicoidais e amortecedores de ação dupla, todo o conjunto é proveniente do Mustang geração II, freios a disco, pinças de freio, caixa de direção hidráulica e pontas de eixo.

A suspensão traseira foi utilizada a própria suspensão do BMW 750i, devido a alta qualidade do conjunto, por se tratar de uma suspensão independente e Multi-Link com diversas regulagens, os amortecedores originais foram substituídos por amortecedores Coil Overs com regulagem de pressão e altura e posicionados horizontalmente, como em carros de competição.

O assoalho foi moldado sobre os novos componentes, já que o motor V12 e o grande câmbio automático de 5 velocidades da marca ZF agora tomam conta de quase toda a cabine do pequeno Volkswagen. Devido ao tamanho do câmbio a posição de dirigir teve de ser alterada, realocando volante e instrumentos alguns centímetros para a esquerda. O novo assoalho foi todo soldado na carroceria, formando uma espécie de monobloco com o conjunto.

Foi desenvolvido um tanque de combustível em aço inox polido de 60 litros, que foi posicionado onde antes existia um motor boxer de 4 cilindros, 1600 cilindradas e refrigerado a ar da Volkswagen.

O restante do projeto foi todo feito nos moldes originais do carro de 1968, um verdadeiro "Spleeper", para olhos desatentos esse Volkswagen parece original, já que todo interior, e exterior se mantém, assim como as dimensões de largura, comprimento, entre-eixos e bitolas.