Dodge Fargo 1942 - GOAT

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Restauração

Dodge Fargo 1942 - GOAT

Iniciamos o projeto dessa picape Dodge Fargo do ano de 1942 apenas com a lataria da carroceria, fizemos toda a restauração da lata, eliminando podres e deteriorados e iniciamos a construção de um chassi exclusivo.

No novo chassi utilizamos suspensão dianteira IFS (mustang II) com bandejas tubulares em formato duplo A, discos de freio ventilados, pinças de freio do Camaro e caixa de direção hidráulica de pinhão/cremalheira, essa suspensão agrega muito conforto e esportividade a picape, que agora nada mais tem a ver com o comportamento dinâmico e dirigibilidade do modelo original de 1942, que antes mais se assemelhava a um trator do que a um carro moderno.

Para a suspensão traseira, fizemos uma suspensão estilo Multi-Link, com 05 braços tubulares em aço que ligam o eixo diferencial rígido ao chassi, impedindo assim quaisquer movimentos indesejádos, um sistema que elimina o rolamento lateral do chassi sobre o eixo nas curvas, frenagens e acelerações.

Para concluir o chassi instalamos um motor, uma transmissão automática e um eixo diferencial da Mitsubishi Pajeto Sport. Motor diesel de 2.8L turbo. Todo sistema de pressurização da turbina, que passa pelo intercooler e chega até o motor foi feito em tubulação de aço inox 304.

O madeiramento da caçamba foi feito com madeira Garapeira, assim como as guardas laterais e complementamos o conjunto com réguas em aço inox polidas que fazem a fixação da montagem.

A pintura é um belíssimo vermelho liso, com detalhes em preto brilhante. As rodas são Smoothies aro 20 polegadas com pneus 245x45 R20 na dianteira e 295x40 R20 na traseira.

Realizamos diversas modificações na etapa da funilaria, afim de otimizar o projeto e resultado final. Começamos pela troca os trincos das portas, que agora são de veículos contemporâneos com trava elétrica e são embutidos, tem o fechamento muito mais suave e preciso, eliminando também folgas e barulhos ao fechar as portas e ao rodar com o veículo. Em conjunto com os novos trincos, intalamos também borrachas de vedação também de veículos modernos na cabine, afim de melhorar o fechamento das portas e a vedação contra água e vento. Aliado a esse novo conjunto das portas, removemos a janela quebra ventos original e substituimos por vidros inteiriços e adaptamos máquinas de vidros elétricos com acionamento pela manivel original afim de proporcionar maior conforto e modernidade do projeto mas mantendo o visual clássico.

Instalamos uma coluna de direção cromada, com regulagem de altura da posição do volante e com o seletor de marchas do câmbio automático na própria coluna. Adaptamos ar condicionado embutido dentro do painel da picape e instalamos 2 difusores de ar verticais nos cantos do painel.

Adaptamos bancos individuais dentro da cabine e criamos um belo console central que integra os 2 assentos e nele criamos um porta trecos com tampa corrediça.

Os limpadores de parabrisas são elétricos, importados dos Estados Unidos, são acionados por cabos, um sistema muito eficiente e o único possível em uma cabine tão compacta como essa Dodge 1942.

Para o painel da picape instalamos instrumentos da marca Dakota Digital, que contém todas as informações necessárias e um design moderno, porém com um estilo clássico. Criamos ainda uma moldura exclusiva em alumínio billet usinado. Ao centro criamos uma peça com impressora 3D que segue o design original da picape e agora serve para acomodar os botões dos acessórios de faról, limpadores de parabrisas, luz interna e ar condicionado. Abaixo temos um rádio da marca Retrosound que tem um design clássico estilo de época porém conta com AM/FM, entradas AUX, USB e Bluetooth, em conjunto temos um par de auto falantes da marca JBL.

Para finalizar o projeto instalamos um quebra sol externo em alumínio, que foi pintado de preto, assim como os frisos e adornos originais da grade.

A picape foi batizada de “GOAT” por ser uma palavra em inglês que nesse caso tem duplo sentido, uma brincadeira, mas que transmite nosso sentimento por esse projeto que achamos que foi tão especial e se concluiu com um resultado tão bacana, GOAT significa bode em inglês, animal esse que sempre foi o símbolo da marca Dodge, além disso também é uma abreviação para a expressão em inglês “Greatest of all time” que traduzindo significa “O melhor de todos os tempos”.