Hot Rod / Restauração
Esse Plymouth Barracuda, ano 1968, chegou aqui na Fs Veículos Especiais para uma restauração e modernização completa, o desejo do cliente foi que esse carro continuasse com a toda identidade e visual clássico de época, porém com suspensões, motorização e confortos de acessórios contemporâneos.
Primeiramente o carro foi completamente desmontado e removida sua pintura, revelando assim alguns problemas e avarias em sua lataria devido a idade, realizado os devidos reparos alargamos as caixas de roda traseiras internas para abrigar novas rodas e pneus, agora na medida 295x40 R18. Ainda na funilaria, adaptamos máquinas de vidros elétricos, ar condicionado e criamos um scoop todo em lata, seguindo as medidas e formas do original de época.
O cofre do motor também foi personalizado e redesenhado para criar um visual mais “limpo” e destacar o coração do carro, o motor. A suspensão dianteira original foi substituída por uma suspensão nova, independente, modelo IFS, que conta com bandejas tubulares em formato “A” sobrepostas, utiliza caixa de direção hidráulica por pinhão/cremalheira. Para a suspensão traseira foi desenvolvido um sistema Multi-Link com amortecedores coil overs.
Os freios são da marca Wilwood, com discos ventilados de 14 polegadas na dianteira e pinças de alumínio forjado com 6 pistões, na traseira discos de 11 polegadas e pinças de alumínio forjado com 4 pistões cada, em conjunto com esses equipamentos foi instalado um cilindro mestre também da marca Wilwood e uma válvula de distribuição para controle da força da frenagem nas rodas dianteiras e traseiras.
O motor foi todo retrabalhado, o bloco de 318 polegadas cúbicas agora desloca 360 polegadas cúbidas e trabalha em conjunto com pistões forjados da marca KB, substituímos também o comando de válvulas original por um comando agressivo de 285° de admissão e 297° de escapamento, o coletor de admissão é um Edelbrock High Performance com 5.720 polegadas de altura e os cabeçotes de alumínio são da marca e modelo Edelbrock Performer RPM.
Toda essa receita gera uma potência de aproximadamente 400whp aspirado, e para suportar essa energia instalamos uma embreagem de cerâmica da marca McLeod Super Street Pro, instalamos um belíssimo radiado em alumínio com 3 colméias da marca Griffin, velas e cabos de velas MSD e uma injeção eletrônica Holley Sniper EFI, que comanda tudo com maestria.
Ainda no motor temos um kit de polias em alumínio e correia Poly-V única da marca Artbillits, que já conta com compressor de ar condicionado, bomba de direção hidráulica e alternador cromados, além dos suportes em alumínio usinado e polido.
O escapamento do Barracuda foi todo feito em aço inox 304, com o coletor de escapamento passando por tratamento cerâmico. A linha de escapamento foi toda construída com tubos de 2,5 polegadas de diâmetro, utilizamos 2 válvulas difusoras elétricas, que quando abertas liberam todos os gases diretamente, deixando o ronco do motor direto, já fechada, as válvulas direcionam os gases para as caixas abafadoras Magnaflow instaladas no final da linha, que deixam o ronco grave e poderoso como um bom V8 deve ser.
As rodas são da marca American Racing, aro 17 polegadas na dianteira e 18 polegadas na traseira e estão montadas com pneus Michelin Sport Cup nas medidas 245/40 R17 e 295/35 R18 respectivamente.
Não é preciso dizer que o carro tem vidros e travas elétricas, ar condicionado, direção hidráulica, injeção eletrônica e lampadas de farol e lanternas de LED, além é claro de todo interior revestido em couro natural preto, com detalhes em azul, até a forração do teto neste carro é feita em couro natural.
Este é um belo exemplo de um restomod, uma resturação com modificação, um muscle car clássico com visual e aparência originais de época a primeira vista, mas com um coração e uma mecânica potentes e agressivos e com uma tecnologia contemporânea em detalhes e acessórios que permitem que o carro seja puro, e completamente direto em sentidos ao pilotar e confortável e confiável para viagens e passeios.