Hot Rod / Muscle Car / Restomod
Esse projeto desenvolvido inteiramente pela Free Style Veículos Especiais é o que se chama em inglês de "Restomod", uma mistura de restauração com modificações, uma restauração do veículo que antes se encontrava em estado deplorável, para um carro quase como 0km, porém não seguindo todos os padrões fiéis ao original.
Este Maverick GT 1974 é um legítimo GT e além disso é de um único dono desde que foi tirado 0km da concessionária. Quando chegou para nós estava todo desmontado e precisando de consertos de funilaria e na mecânica.
A pedido do cliente, iniciamos os serviços de restauração nos padrões originais, mantendo todos os detalhes fiéis, porém assim que o projeto foi se desenvolvendo o proprietário quis mais potência, performance e modernidade para seu carro, sendo assim iniciamos um processo de modificação extenso em sua estrutura e mecânica.
Iniciamos as modificações pela base, com uma nova suspensão dianteira IFS, com bandejas tubulares em formato "A" sobrepostas, molas mais rígidas e baixas e amortecedores de dupla ação mais rígidos também, uma barra estabilizadora mais rígida compõem o conjunto. A suspensão traseira antiga que utilizava feixes de molas longitudinais foi completamente substituída por um sistema Multi-Link todo desenvolvido por nós, que trabalham em conjunto com o amortecedores Coil Over reguláveis em níveis de altura e pressão.
O motor ainda é o mesmo V8 small block de 302 polegadas cúbicas, mas foi um pouco mais apimentado, tendo recebido um novo comando de válvulas, um carburador quadrijet, um módulo de ignição MSD, novo distribuidor, bobinas, filtro de ar esportivo e um coletor de escapamento 4 em 1 dimensionado especialmente para esse projeto. Para fins estéticos as polias do motor foram substituídas por um novo kit de polias para correia única e feitas em alumínio polido. Uma válvula foi adicionada ao escapamento do Maverick, para que o condutor possa escolher entre um ronco mais abafado ou livre para o ronco do seu motor.
Para que o carro consiga frear com mais segurança e eficiência, todo o sistema foi substituído por freios da marca Wilwood, que contam com pinças de alumínio com 6 pistões na dianteira e pinças de alumínio com 4 pistões na traseira, que trabalham sempre com discos de freio também da marca, já dimensionados, furados e ventilados.
As rodas agora são de 18 polegadas, cromadas e da marca Foose Design, modelo Speedster, calçados com pneus Yokohama 245x45x18 na dianteira e 285x45x18 na traseira.
O interior se manteve nos parâmetros originais, com exceção de alguns detalhes como, novo volante em alumínio, bola de câmbio e pedaleiras, também em alumínio.